domingo, 6 de setembro de 2009

SENTIMENTO DE SER BRASILEIRO

HOMENAGEM AO BRASIL
(Alan Carlos Dias)

Brasil,
Paraíso das águas atlânticas
Jardim do Éden da contemporaneidade,
Celeiro de todas as artes
Paisagem ímpar universal
Quanta alegria me dá
Ao realizar serenatas no crepúsculo
Sinfonias de Mozart
Ainda não escritas
É a jóia mais cobiçada
Em todos os ourives do mundo
Mas a nós, brasileiros, caboclos,
Cafuzos, mulatos é que pertences.
Quantas constelações em teu céu são avistadas
Produzindo a mais bela composição dos tempos
O teu nome, a nossa história verde,
Náutica, virgem, a biodiversidade.
O meu primeiro amor tem o teu nome
A brisa que passeia pelos corpos índios
Saem de teus lábios marinhos
Abrandando o calor do Equador que nos dividi
Entre tantos brasis
Mas o que eu amo
É o de campos verdes
Repletos de sabiás, bem - te - vis
Mulheres mulatas, de todas as cores
Por que aqui tudo se produz
Na fertilidade de nosso poder criativo
A arte se sobreviver
É a nossa independência.


Brasil,
Meu Brasil de todas as cores
Como são lindos vossos campos!
Em vossos vales a vida surge
Tão natural
Quanto meu sorriso de satisfação
Por ser parte de ti
Oh! Príncipe das águas atlânticas
Que nas brisas das manhãs
Beija com um hálito perfumado as nossas vidas
Que em teu seio, repouso encontra
A posteridade de sonhos.
Oh! Paraíso do Éden
Virgem, selvagem, natural
Em ti tudo germina e floresce
Dar frutos verdes.
Esperança
É teu segundo nome
Para os brasileiros
Que abrigas em teus braços multicoloridos
És a jóia mais cobiçada nos leilões do mundo.
Mas tu carregas nossa história
E não a dos opressores capitalistas.
Tu és a nossa pérola rara
Em teu céu
Constelações de estrelas existem
Iluminando teus olhos náuticos
Compondo a mais bela obra de arte
Um arco - íris terrestre
A biodiversidade,
A vida que a cada instante surge
Na fecundidade de teu ventre
Ah! Como sinto orgulho de ti,
Oh! Meu Brasil.

Nenhum comentário: