domingo, 5 de julho de 2009

TORNEIO DE DOMINÓ - (Fotos aqui)

O torneio de dominó realizado no dia dois de julho na sede da AFC reuniu jogadores associados, bem como jogadores diretores e representantes das agremiações de dominó do Salobrinho, Banco da Vitória e Nelson Costa. O torneio foi organizado pelo associado Raimundo Monteiro, em nome da diretoria de Desporto, com o apoio e parceria da diretoria de Divulgação e Cultura. O evento foi de alto nível, onde se reuniram grandes jogadores campões do município de Ilhéus, representantes das suas respectivas agremiações presentes ao evento. No intervalo da grande final, entre Nelson Costa e Salobrinho, aconteceu um divertido bingo animado pelo associado Raimundo Monteiro. A dupla campeã do evento foi da agremiação de Sobrinho.

Curiosidade sobre o dominó
O jogo de dominó é feito de retângulos de madeira, osso, marfim ou plástico, com os pontos marcados em cores contrastantes. Ele é composto por 28 peças que representam todas as combinações possíveis de números, entre 0 e 6 (Matematicamente: C(7,2) + 7 = C(8,2) = 28). Para jogá-lo, usa-se o raciocínio lógico, onde os jogadores fazem uma análise combinatória para livrar-se primeiro de todas as pedras, o mais rápido possível, e ainda impedir que o adversário consiga o mesmo objetivo, fazendo-o passar na pedra da vez.
A primeira menção ao jogo de dominó vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra remete a invenção do jogo aos anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói.
O jogo é conhecido na China como "kwat p´ai", significando "tabletes de osso", sendo que são os dominós mais longos que os dominós atualmente usados no ocidente.
No ocidente, há indícios da existência do jogo no sec. XVIII, quando teria sido introduzido na Inglaterra e Itália. O jogo pode mesmo ter sido introduzido na Itália por Marco Pólo, ou outros viajantes da época.
O nome "dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças a Deus). Isto porque o jogo era comparado à gola das vestes dos padres, golas estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usavam a expressão latina cada vez que faziam uma boa jogada.
O dominó ocidental, geralmente tem 28 peças, e é chamado de duplo-6. Mas existem o duplo-9 e o duplo-12, pouco usados atualmente.

Nenhum comentário: