domingo, 15 de abril de 2012

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AFC-ILHEUS



Com a casa cheia, nesse sábado dia 14, aconteceu à cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva da AFC, para o biênio 2012-2014. 

A cerimônia começou às 11 horas e contou com a presença de um publico tipicamente familiar, composto por autoridades, associados, ex-presidentes, suas famílias e convidados especiais, que compareceram para prestigiar a diretoria de Bezerra que saia, bem como a de Eduardo Fernandes que tomaria posse.

O presidente José Bezerra apresentou os seus diretores um por um, e os demais que irão fazer parte da nova diretoria, os convidando para compor a mesa. De sua diretoria sete nomes continuarão a jornada com Eduardo Fernandes. Antes de passar o cargo definitivamente para o seu sucessor  Fernandes, ele fez um discurso emocionado, falando do sucesso de sua gestão. Ele disse que ao assumir a direção da AFC, naqueles 14 de abril de 2010, ninguém acreditava mais numa possível recuperação da associação, devido aos graves problemas acumulados nesses últimos biênios. Diante desse desafio, ele chamou a responsabilidade para si, com o apoio de sua diretoria, e juntos conceberam um plano de metas que foi, em primeiro lugar, conhecer e tomar pé desses problemas em 90 dias, daí, em seguida, traçar um plano de ação que tirasse a AFC daquela situação difícil. Com o plano gestor em prática, a associação foi deixando de ser uma empresa amadora, na medida em que os serviços de sua secretaria foram se profissionalizando, ao contratar dois funcionários para trabalharem na sede, liberando os diretores dessa execução burocrática. 

Em ato contínuo, a diretoria terceirizou o bar, enxugou o quadro de funcionários, organizou a secretaria, correu atrás da inadimplência dos convênios e mensalidades, recuperando para a AFC pelo menos 50% do montante dos recursos considerados perdidos. Ele disse que nesse aspecto contou com  ajuda importantíssima do Tesoureiro Ivandro Santos e do Secretário Sandoval Carvalho, aos quais elegiou pelo desempenho de ambos e os agradeceu, igualmente os demais diretores e colaboradores voluntários.

Continuando seu discurso, Bezerra disse que a diretoria adotou um controle mais rigoroso na portaria, extinguiu a taxa para acesso às piscinas, e implantou os convites, onde os convidados são identificados por uma pulseira. Mas, o grande feito de sua diretoria começou com a elaboração do plano gestor e aplicação de um orçamento anual, onde se previa as prioridades de gastos com investimento e custeio da associação. O equilíbrio das contas com o controle da inadimplência, soma de receitas oriundas de aluguel do espaço da AFC, para terceiros, e a estabilização do plano oi celular, com sucessivas negociações, viabilizaram feitos como: Forró fest, carnaval 2011 e 2012, pequenos eventos sociais e esportivos, etc.. Também, possibilitou a pintura geral da sede, recuperação do campo society, reforma da cozinha, aquisição de equipamentos de informática, aparelho de comunicação walkie-talkie, um novo som profissional com mesa de 24 canais e potentes caixas de som, móveis e utensílios para montar a secretaria, TV moderna de 42 polegadas, espreguiçadeiras para piscina, material esportivo, instalação de internet, motor automático no portão da frente, câmeras de monitoramento, recuperação da cerca dos fundos com troca de arames e instalação de telas novas, substituição do gramado dos fundos, novo piso de cerâmica para o pátio da churrasqueira, que deu um novo visual aqueles setores do clube, enfim, a nossa associação respira hoje novos ares e encontra-se bonita e charmosa, pronta para curtição da família AFC, disse Bezerra.

José Bezerra também destacou que a escolha de Eduardo Fernandes, para a presidência da AFC não foi por acaso, embora tivessem outros nomes dentro da diretoria com perfil para tal. Eduardo foi unanimidade dentro e fora da diretoria, pelo seu desempenho, credibilidade e competência frente às negociações do plano celular e retomada do controle das contas como gestor, ao mesmo tempo,  nesses últimos anos ele acumulou muitos conhecimentos sobre a AFC.  Bezerra acrescentou que graças ao empenho da diretoria para sanear as contas, mais a competência e seriedade de Eduardo, gerindo as negociações do plano celular, ele deixa a diretoria com um saldo bancário positivo de pouco mais de cem mil reais. Por fim elogiou os trabalhos do conselho fiscal nas pessoas de Jairo Silveira Couto, Cid Edson Lima Povoas e Alberto Nunes Serafim pela isenção e fiscalização dos atos da diretoria, cujas contas foram aprovadas com pequenas observações e correções.

Outros dois ilustres associados: Sergio Murilo – Chefe do CENEX e Afrânio Jorge – Presidente da Ateffa, também discursaram e parabenizaram o sucesso da administração de José Bezerra e sua diretoria, frente aos problemas da AFC. Teceram elogios à pessoa de Eduardo e demais diretores que assumem, com a posse, a responsabilidade de conduzir a associação nesse próximo biênio. Falaram da fragilidade em que se encontra a Ceplac devido a fatos de interesses políticos que denigrem sua competência técnica e científica.

Após a apresentação da nova diretoria e do Conselho Fiscal, Eduardo Fernandes fez seu discurso de posse e falou que fará uma gestão equilibrada, com responsabilidade e realizações em prol do associado. Ele pediu a união de todos para dar continuidade ao brilhante trabalho de José Bezerra. 

Seguindo o protocolo, o novo secretário II - Cezar Charmite fez um discurso ecumênico, de congraçamento e convidou a todos para rezar o Pai Nosso. Em seguida, o já ex-presidente José Bezerra pediu às pessoas presentes que fizessem um minuto de silêncio em memória do jovem Jonnas Mendonça, neto do nosso querido associado José Rezende Mendonça, que foi vítima fatal de um acidente de moto.

Encerrada a cerimônia de posse da nova diretoria, Eduardo Fernandes foi agraciado pelos amigos, enquanto os associados e seus convidados curtiram musica ao vivo, acompanhado de muita cerveja e delicioso churrasco, completo, servido gratuitamente. Assim, a festa de confraternização da posse de Eduardo e sua Diretoria Executiva se alongou até o final da tarde.






Nenhum comentário: