quarta-feira, 8 de agosto de 2012

REUNIÃO MENSAL DOS APOSENTADOS NA AFC


Nesse primeiro sábado 04 de agosto, fomos conferir a reunião, na AFC, dos amigos aposentados da Ceplac: Wanderlito Silva, Jorge Categoria, José Mascarenhas, Almir Duarte, Amaury, Edson Mão de Obra, Rezende e Dominguinhos. Esses são os membros efetivos desse encontro. Mas, raramente, alguém consegue reunir todo mundo como: Rezende, Mascarenhas, Amaury, Almir Duarte que são os mais furões.

Pois, bem! Chegamos às 9 horas e só encontramos Wanderlito proseando com Juvenal - o antigo homem sem freio dos tempos em que jogava bola.  Dizem que ele ao partir em direção do adversário para roubar a bola, coitado, do pescoço para baixo era perna, parecia um trator sem freio. 

Perguntei-lhes sobre a reunião dos amigos aposentados, Wanderlito foi taxativo:
- Os caras ainda não apareceram e nem sei se eles vêm. Respondeu ele meio decepcionado com a turma.

Daí, ficamos a comentar sobre o baba da praia, sobre os frangos de Papa, a fominhagem dos meninos Robério, Cocada e Cia, que nunca dão passe. Também metemos pau nos que ficam com a posse da bola e não sabem o que fazer com a redonda. Wanderlito ficava injuriado com aqueles lances que fazem o público pedir o ingresso de volta, isso se tivesse espectadores para aquela pelada, principalmente pagantes. Exceto ele, Juvenal e eu, que sofríamos ao ver os “craques” em campo e só tínhamos essa opção que era assistir o espetáculo “bola murcha”. Ninguém merece!
 Wanderlito me explicou com muita propriedade que, inclusive, alguns fundamentos básicos do futebol são: domínio de bola, marcação e desarme do adversário, troca-troca de passes, dribles e fintas quando necessários, cruzamentos,  finalização com chute ou cabeceio ao gol, etc. As firulas e reclamações são presepadas dos jogadores que pensam que são craques... 
 Logo...! De repente, às 10 horas, chegou Jorge Categoria e foi imediatamente perguntando:
 – Cadê os omis, kkkkk?
Ele se esquecera daquele cordial: "Bom dia amigos! Como têm passado? Como vai à família?". Mas tá perdoado, amigos não dão importância para esses detalhes, mas sentem falta disso.
Wanderlito respondeu-lhe:
- Bom dia, Categoria! Até agora, ninguém apareceu!
Jorge perguntou:
- Tá tomando Brahma é Wanderlito?
Respondeu Wanderlito:
- Tô! Cadê o copo!
Jorge respondeu:
- Eu só tomo Skin. Mas hoje não estou a fim de beber não. Amanheci meio assim!
Wanderlito insistiu:
- Pega o copo Categoria! As três primeiras são por minha conta.
Jorge de pronto mudou de ideia:
- Ops! Pensando bem uma cervejinha não faz mal não. Sendo assim, vou dispensar a Skin e tomar sua Brahma. Kkkkkk!
Bradou ele um largo sorriso. E todos riram à vontade.

... Passou o tempo...

Com três horas de atraso, chegou Edson Mão de Obra esbaforido. Após cruzar correndo a extensão da AFC, com um copo vazio nas mãos, ele chegou aos fundos do clube onde o pessoal estava e sentou-se para respirar. Não ouvimos aquele generoso: "Bom dia amigos!". Mas, compreensivo, o homem mal conseguia respirar, fazer o quê? Ele perguntou:
- Ufa! Aff! Já tomaram quantas? Kkkkkkkkk!
Vendo aquela cena curiosa, o segui e lá estava ele se justificando...
- Sabe como é né Wanderlito? O trânsito do Centro para cá está um caos, tive que resolver uns probleminhas na feira..., aí..., coisa e tal... Eu fui à farmácia...! Kkkkkkk!
Eu perguntei a Edson:
- Rapaz, você correu nesse pique todo, passou batido por todo mundo, só enxergou o balcão do bar para pegar um copo e saiu correndo.  Porque não pegou uma cerveja gelada para o pessoal? Só trouxe o copo vazio!  K, Kia, Kia, Kia, KKK! 
Todos riram animadamente com a desfaçatez de Edson. Que ao se justificar, gaguejou tanto que não explicou foi nada! Kkkkkkk!
Wanderlito chamou a garçonete e falou:
- Depois dessa... Sol desce mais outra Brahma por minha conta para a gente fazer um brinde, assim Edson não vai pedir uma água mineral e enrolar o resto do dia com ela. Kia Kia Kia Kia kkkkk!
A cerveja chegou geladinha e eles brindaram, como mosta a foto ao lado.
Depois do brinde, Jorge perguntou para Edson:
- Onde está o Mascarenhas, ele vai furar de novo?
Edson mão de Obra respondeu:
- Sei não! No mês passado ele disse que estava com as amígdalas inflamadas. Esse mês deve ter inflamado de novo. Acho que é desculpa para não vir e não pagar uma cervejinha. KKKKKk!
Alguém disse:
- Que nada! Pode isto ter fundamento, mas vi Mascarenhas sendo babá do seu neto. Levando-o para passear. Ele ficou besta mesmo! O neto faz peteca do Avô Mascarenhas, que deixou de ser aquele pai “linha dura”. Veja só! Ele  está comprando até sorvete e doces para o menino, bem na hora do almoço, contrariando a ordem dos pais!
Alguém muito sábio exclamou:
- Ele tá certo! A função do avô é botar os netinhos a perder, pros pais sentirem a dor de cabeça que deram aos pais, quando eles ainda eram criança. KKKKKK!
Jorge perguntou para a turma.
 - E o Amaury não veio, sabe por quê?
 Alguém respondeu:
 - Eu soube que ele está economizando na cervejinha para ficar mais rico do que seu irmão Jair Bala...! KKKKKK!


A reunião prosseguiu... E, tempo depois, os amigos levantaram acampamento, rumo ao salão do bar da AFC.

Minutos antes de começar o jogo da seleção, eles já estavam acomodados no salão do bar. E, depois, com quase cinco horas de atraso, chegou Dominguinhos. Ele calmamente se dirigiu ao balcão do bar e em seguida à mesa dos amigos comendo um pastel e bebendo uma latinha de cerveja. O detalhe... Cerveja sem álcool. Kia kkkk!
Finalmente acabou o jogo do Brasil. Chegou o final da farra... Vocês não querem saber qual foi o saldo da conta do encontro durante o dia, não é? 

Mesmo assim vou revelar.
 
Foram cinco cervejas de Wanderlito + uma cerveja de Edson Mão de Obra + uma cerveja de Jorge Categoria + uma latinha de cerveja sem álcool e um pastel de Dominguinhos. Sem direito a saideira para senhor ninguém! Juvenal foi o convidado e só bebeu um copo para brindar com os amigos.


Moral da história...

No Clube do Tio Patinhas, Wanderlito foi o Gastão da Vez! Kia, Kia kkk!

Nenhum comentário: