quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Solenidade marca festividades de 54 anos da Ceplac

Uma solenidade no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência da Ceplac na Bahia, Km 22 da rodovia BR-415 – Jorge Amado, entre Ilhéus – Itabuna, nesta terça-feira, 01 de março, entre as 8h30min e 12h30min, vai marcar as festividades comemorativas de 54 anos da instituição. O evento vai contar com a participação de produtores de cacau, autoridades regionais e funcionários públicos federais lotados na instituição da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O evento constará da apresentação de depoimentos de ex-funcionários e produtores de cacau sobre a trajetória da Ceplac, criada por decreto do então Presidente Juscelino Kubistcheck de Oliveira, em 20 de fevereiro de 1957, época em que a economia cacaueira atravessava grave crise, tendo sua atuação, centrada, basicamente, no apoio à cacauicultura. Desde a sua criação, a Ceplac vem acumulando inúmeras conquistas, graças ao seu modelo de atuação integrada, quando num só Órgão, desenvolveram-se atividades de pesquisa, extensão rural e ensino agrícola.

Haverá pronunciamentos do Diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, e dos chefes do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, e Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes. Também darão depoimentos sobre a instituição os representantes da Câmara Setorial do Agronegócio Cacau e Sistemas Florestais Renováveis, vinculada ao Ministério da Agricultura, e da Câmara Setorial do Cacau no Estado da Bahia, presidida pelo secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, e tendo na secretaria-executiva o produtor Isidoro Gesteira.

O chefe do Serviço de Planejamento da Superintendência da Ceplac na Bahia, Mário Tavares, afirma que na ocasião a Diretoria deve anunciar a realização do planejamento estratégico institucional – estudo que será conduzido por uma empresa vencedora de licitação realizada no final do ano passado, com o objetivo de reestruturação da instituição para novos desafios. Ao longo de sua trajetória, a Ceplac é responsável pela elevação da produção nacional de cacau em 310%, comparando-se os períodos de 60/65 a 80/85, aumento da produtividade do cacau de 220 kg/ha, em 1962, para 740 kg/ha, em 1985, e geração, através do Programa de Expansão da Cacauicultura – Procacau, de 80.000 empregos diretos naquela década, além de desenvolver tecnologia de clones de cacau resistentes e tolerantes à vassoura-de-bruxa.

Ascom/Ateffa-BA - Rezende
Fonte: Ascom Ceplac/ Jornalista ACS/Ceplac/Sueba
Luiz Conceição
Foto: Gildefran de Assis

A Diretoria.





Nenhum comentário: