domingo, 11 de março de 2012

HOMENAGEM AOS 30 ANOS DA AFC-ILHÉUS

“Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.”. (Carlos Drummond Andrade)

Nesse mês de março, precisamente no dia 19, nossa querida associação completa trinta anos de criação. Durante esse período ela passou por muitas transformações estruturais, progrediu, houve momentos bons, festivos e crises, nada diferente da rotina da vida humana. Trinta anos parece uma eternidade, mas tudo se passou muito rápido. 

José Aroldo e João Lawinsk
O sonho dos pioneiros, funcionários da Ceplac, fundadores da AFC de Ilhéus e seus associados, os que acreditaram que seria bom ter um lugar ao sol banhado pelo mar, à sombra dos coqueiros e amendoeiras verdejantes, para descansarmos, desabrochou e tornou-se concreto. (1. João Lawinsky de Andrade; 2. José Carlos Mascarenhas Silva; 3. Oldeny Marques de Oliveira; 4. Eduardo Afonso dos Santos; 5. Afrânio Jorge Andrade Freitas; 6. Roberto Rabat Chame; 7. José Raimundo Pereira dos Santos; 8. Cecília Maria Tavares de S. Carvalho; 9. Oscar Luiz Fighera; 10. Eduardo Catarino da Silva; 11. Ari Souza de Morais; 12. Vandirson Raimundo da Silva; 13. Vinícius Alves Dias; 14. Sérgio Alvino Cristo; 15. Erisvaldo Ramos Silva; 16. José Pacheco de Brito Filho; 17. Luiz Alberto Mattos Silva; 18. Gildefran Alves Dïmpino de Assis; 19. Nelson Campos Moreira; 20. Noraldo Camargo Mendonça; 21. Graccho José Albuquerque R. Maia; 22. Marcos Lima Vieira; 23. Antonio Seara Costa).

Uma assembléia da AFC
Time das antigas
Hoje, desfrutamos de um lugar bonito e cultivamos em nossas mentes as boas lembranças de quando a juventude era nossa aliada, de quando os nossos filhos ainda crianças brincavam nas areias da praia, ou se deliciavam nas águas do mar. Tempo bom da rivalidade dos grandes babas, disputadíssimos Zona Norte x Zona Sul, das calorosas assembleias, das cervejas geladas para relaxar, das risadas para dissipar a adrenalina e a fadiga, nos energizando para mais uma semana de trabalho.

Saudoso Geraldo Camaleâo e Iuri
Icaro e Iuri filhos de Torquato
Divertíamos-nos intensamente ao lado, ou junto, ou na companhia dos colegas, associados, familiares, amigos, ex-sócios..., especialmente daqueles saudosos amigos que não estão mais conosco. Porém, grande é a nostalgia que revigora as lembranças boas de suas breves existências. São apenas saudades os momentos de lazer, os minutos conflitantes e os dias festivos  vivenciados, que preenchem o espaço deixado pelo tempo que passou, já faz trinta anos.

Dia das mães sem Tânia Macêdo
Dia dos pais com Seu Oscar Santos
Saudades de Raimundo Assis
Quanta saudade dos momentos que vivemos! São as recordações pulverizadas no tempo que amenizam e preenchem o vazio que deixamos para trás. Foram trinta anos de labuta, contenda, lágrimas, sorrisos, disputas esportivas, alegria, diversão e prazer, vividos em sociedade com amigos e colegas. São dessas lembranças fragmentadas ano após ano em nossas mentes, que buscamos energia para eternizamos a vida refletindo o ontem, o hoje e o amanhã. Deus estará conosco em todas as horas, nos guiando e reconfortando.
 

AFC em 2012
AFC em 2012
Atualmente a AFC-Ilhéus está mais estruturada,  bela e formosa. Ela  encontra-se à nossa disposição para continuarmos sonhando e vivendo bons momentos com a família e amigos, com isto, fabricaremos novas hitórias e, saudosos, lembrarmos delas no futuro.


Nesses 30 anos de existência, ou seja, de 19 de marco de 1982 a março de 2012, a Associação dos Funcionários da Ceplac de Ilhéus teve vinte e duas diretorias representadas pelos presidentes: 

(1º) João Lawinsky de Andrade, (2º) João Lawinsky de Andrade, (3º) Ernesto Simões Filho, (4º) João Lawinsky de Andrade, (5º) Josélia Amorim Soares, (6º) Lindolfo Pereira dos Santos Filho, (7º) Luiz Sérgio de Souza Santana, (8º) José Bezerra da Rocha, (9º) Carlos Raimundo Matos Macêdo, (10º) Carlos Raimundo Matos Macêdo, (11º) José Raimundo Pereira dos Santos, (12º) José Raimundo Pereira dos Santos, (13º) José Ribeiro Morais Filho, (14º) Robério Gama Pacheco, (15º) José Raimundo Pereira dos Santos, (16º) José Raimundo Pereira dos Santos, (17º) José Raimundo Pereira dos Santos, (18º) Luiz Sérgio Souza Santana, (19º) Luiz Sérgio Souza Santana, (20º) Paulo Roberto Hoog de Sá, (21º) Heckel Januário Figueiredo Paiva, (22º) José Bezerra da Rocha. 

Destacamos dessa lista a saudosa colega Josélia Amorim Soares, que fora a primeira e única mulher presidente da história da AFC. Foram esses presidentes e suas diretorias que, de alguma forma, com sucessos ou insucessos administrativos, bonanças e crises, contra balanceados, paulatinamente deram a forma que a AFC - Ilhéus tem hoje. Com a participação do seu fiel corpo de associados, é claro, nossa AFC sobreviveu e continua firme na esperança da prometida revitalização da Ceplac.

Sorria! Viva a vida com alegria e divirta-se como uma criança!

O tempo que passa apressado e o tempo que já foi correndo serão o mesmo tempo que passará voando.
 
Parabéns AFC – Ilhéus, pelos seus trinta anos de existência.
Diretoria Executiva - Gestão 2010-2012 

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, recordar é viver.
Bonita a homenagem dos 30 anos da AFC, hoje revendo fotos antigas damos risadas do formato, do espaço, da moda da época, dos rostos mais joviais e com certeza bate aquela nostalgia e saudade. É muito bom visualizar 30 anos atrás, a história é um documento importante que servirá pros nossos netos... É trazer viva na memoria tempos de outrora que não voltam mais, é guardar na lembrança amigos que se foram, mas é como se ainda permanecessem por lá em cada canto que vemos, porem amenizamos a ausência com as lembranças boas visualizando aquele lindo oceano a nossa frente, sentindo o frescor suave do vento, e a maravilha de fazer parte de tudo aquilo... Cada um no seu espaço de forma direta e indireta contribuindo para o melhor da nossa AFC.
Desejo no fundo do meu coração a mesma felicidade de participar dos 30 anos dessa associação às gerações futuras e que elas tenham em mente que esse momento mágico possa se perpetuar e que ali não é só diversão, mas uma família que nos momentos difíceis está sempre unida e ajudando uns aos outros.

Gilvania